quinta-feira, 10 de maio de 2012

Dicas para ter um VBAC/PNAC.




1 - Pesquise a porcentagem de cesáreas do seu G.O. "Humanizado", e não se iluda se ele disser: "Faremos" um parto normal, quando as estatísticas te mostrarem o contrário...FUJA!!!!

2 - INFORME-SE!!
Vc quase SEMPRE irá ouvia a velha história de que uma vez cesárea, sempre cesárea...de que seu útero pode romper e blá, blá, blá...
SIM, seu útero pode romper... inclusive se você NUNCA teve um filho antes!!!A chance de que isso ocorra é tão baixa, mas tãaaaaao baixa (0,5%) que a chance de passar por uma complicação devido a cirurgia se torna bem mais significante. A cesáres tem 4X mais risco de morte materna e 10X mais risco de morte neonatal!!!

3 - Fique em casa!!!!!
Estourou a bolsa, e agora? Vamos para o hospital... NA-NA-NI-NA-NÃO!!! Não é porque a bolsa estourou que você precisa sair correndo...perceba os sinais...quanto antes você chegar ao hospital, maiores a chances de entrar na faca de novo!

4 - Tenha uma doula.
A doula ajudará a passar pelo primeiro período (dilatação do colo uterino) com mais tranquilidade...e isso fará com que fique mais tempo em casa. Abuse dos métodos não farmacológicos da dor. Chuveiro, banheira, bola, massagens...Coloque sua doula para trabalhar!!

5 - Leia relatos de VBAC´s.
Eles costumam ter tantos detalhes, que com certeza irão ajudar a esclarecer MUITAS dúvidas. Quando uma mulher se empodera tanto, que chega ao ponto de conseguir quebrar uma barreira, com certeza ela tem bons exemplos a dar...certo?

6 - Encontre grupos de discussão sobre o assunto.
Os grupos existem nas redes sociais como Orkut, Facebook, ou mesmo grupos do Yahoo, Uol, onde as discussões são feitas através de email. Lá existe muita informação e inclusive indicações de artigos e estudos já feitos e baseados em evidências.

7 - É fundamental...ter confiança no próprio corpo, acreditar na fisiologia do parto, ter uma gravidez saudável, de baixo risco, ter o acompanhamento de profissionais de saúde habilitados, competentes e que partilhem da mesma opinião.

Enfim...o primeiro passo para se conseguir um parto normal depois de 1, 2, 3, 4 cesáreas quem tem que dar é a própria mulher. Busque informações, estude as evidências, converse com quem já passou por essa situação, busque apoio e se realmente tem certeza de que é isso que você quer...SEJA FIRME

O PODER É SEU!!! 



Nenhum comentário:

Postar um comentário