sábado, 5 de maio de 2012

Dia internacional da Parteira

Hoje é comemorado o dia internacional da parteira. As parteiras tradicionais eram pessoas reconhecidas e respeitadas por suas comunidades, e muitas delas usavam práticas populares, como uso de plantas medicinais, superstições e simpatias, além da sempre presente oração, tornando-se a fé um parâmetro para que o trabalho de parto acontecesse sem maiores problemas, independentemente da religião. Normalmente esse tipo de trabalho era passado de mãe para filha, perpetuando gerações de parteiras.

 
Com o “avanço da Medicina”, a mulher parteira, a mulher parturiente e o conhecimento popular foram descentralizados, substituídos pela figura do médico. Hoje em dia, sem conhecimento de causa, grande parte da população ainda acredita que ganhar um filho com ajuda de uma parteira é coisa “do passado”, “coisa atrasada”. Mas como já disse...essa idéia é pura falta de informação! As parteiras de hoje em dia são muito instruídas, atualizadas e até mesmo informatizadas! hehehe 


Claro que ainda existem as parteiras antigas e tradicionais, que fazem seu trabalho lindamente, empoderando as mulheres e ajudando na condução de seus partos. E isso é muito importante, afinal a Organização Mundial da Saúde, incentiva a formação e atuação de parteiras para diminuir a mortalidade neo-materna em todo o mundo. 

 
 Mas para se tornar uma parteira hoje em dia, é preciso muito estudo e dedicação. É preciso ter em si a idéia de que o parto é da mulher! Que em primeiro lugar estão as gestantes e o parto, só então, depois disso, vem todo o resto. 

A recomendação da OMS é de que pelo menos 85% dos nascimentos seja por parto normal. No Brasil, isso não acontece, na rede privada mais de 80% dos nascimentos são por cirurgia cesárea. E é justamente a assistência médico-hospitalar voltada para a tecnologia e não para a fisiologia da mulher, é que leva a um índice tão alto de cesáreas. 


 
Enfim, quero expressar meu profundo orgulho de poder conhecer e adimirar o trabalho dessas mulheres, que lutam por um ideal. Que estão em busca de um nascimento digno e melhor para nossas crianças. E como já diria Michel OdentPara mudar o mundo, primeiro é preciso mudar a forma de nascer”.


Parabéns Parteiras, Obstetrizes e Enfermeiras Obstétricas!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário