sexta-feira, 4 de maio de 2012

Bebê pélvico?? Rebozo nele!

36 semanas e o bebê está pelvico...e agora? Vai ter que ser cesárea...NÃO SENHORA, ainda dá tempo!!! Existem algumas possibilidades, e que em grande parte das situações podem resolver o problema.


A grande maioria dos bebês acabam assumindo uma posição cefálica espontaneamente, se isso não acontecer, o obstetra pode tentar o procedimento chamado de “versão externa”, que deveser feito após as 36 semanas, mas mesmo assim ainda oferece alguns riscos. É um procedimento feito pelo médico, na tentativa de girar o bebê e colocá-lo na posição mais fisiológica. Os principais riscos deste procedimento são:
• Em 5% dos casos, o bebê pode voltar a posição pélvica;
• A manobra pode levar ao deslocamento da placenta, o que pode obrigar a um parto de emergência por cesariana;
• As suas membranas podem romper e pode entrar em trabalho de parto;
• Poderá causar uma perturbação imediata ou atrasada do feto, o que pode obrigar a um parto imediato.


Mas essa ainda não é a única alternativa, existem também alternativas mais fáceis. Exercícios posturais que a própria gestante pode fazer, com a ajuda do marido ou da doula. Utilizando-se do rebozo e de algumas posições podemos ajudar o bebê a mudar de posição. Atenção, os exercício também devem ser feitos após 36 semanas. Deve se fazê-los durante 20 minutos e três vezes ao dia.

Com o apoio de almofadas, manter-se na posição.


Com os ombros no chão e o quadril elevado, utiliza-se o rebozo para chacoalhar o quadril.

Engatinhar durante 20 minutos também pode ajudar.

O Rebozo ainda pode ser utilizado também durante o trabalho de parto, pois ajuda a fazer a "manteada" expressão muito usada pelas mexicanas, que é uma técnica de relaxamento através do balanço, que além de ajudar o bebê a se posicionar melhor, é muito relaxante e ajuda a relaxar a pelve, a lombar e até mesmo o útero, permitindo um maior espaço para o bebê se posicionar adequadamente no trabalho de parto.

 

Clique aqui e veja também a realização da versão externa

Clique aqui e veja também a Naoli ensinando a utilizar o rebozo.



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário