O que é uma Doula? Porque ter uma?

O Nome "doula" vem do grego "mulher que serve" e indica aquela que dá suporte físico e emocional à parturiente. O papel da Doula é atender as necessidades da mulher. O ambiente hospitalar e as pessoas desconhecidas geram na mulher medo, dor e ansiedade na hora do parto. A Doula então oferece todo apoio afetivo e emocional para que a mulher sinta-se segura e tranqüila para um dos grandes momentos da sua vida: o nascimento do seu filho. A Doula não substitui o acompanhante. Ela também dá suporte e orienta o acompanhante, a família, e oferecendo apoio e conforto deixando-os mais a vontade para sentirem-se incluídos nesse momento tão esperado.



*** NÃO é função da Doula realizar qualquer procedimento médico, como fazer exames, aferir pressão ou administrar medicamentos e cuidar da saúde do bebê. Ela oferece segurança, tranqüilidade e conhecimento para um parto seguro e não substitui nenhum profissional envolvido na assistência ao parto.


Quais os benefícios quando se tem uma doula?



* ocorre um aumento de até 8% no número de mulheres com parto vaginal espontâneo
* redução  de 10% na necessidade de analgesia ou anestesia de qualquer tipo durante o parto e de 7% no uso de analgesia ou anestesia regional (raquidiana ou peridural).
* redução de 31% no número de mulheres que relatam ter tido sentimentos negativos relacionados a experiência do parto.
* redução de 10% no número de mulheres que necessitam de partos instrumentais (fórceps ou vácuo extrator)
* redução de 21% do risco de cesárea.
* redução de 30% no número de bebês com Apgar menor que 7 no 5º minuto
* redução da duração do trabalho de parto.