domingo, 1 de abril de 2012

Parto Humanizado - O que é preciso para conseguir ?

O que significa pra você ter um parto Humanizado?
Muita gente relaciona o parto humanizado a ter um parto de índio sabe? kkkk aquele que você forra o chão com um pano e tem seu filho sozinha no meio do mato... Não é nada disso!!!
As pessoas precisam abrir a cabeça, se informar, ver as evidências com outros olhos... Quando se fala de humanização do parto, estamos nos referindo a uma ASSISTÊNCIA mais humanizada. Pode sim ser um parto hospitalar, mas a diferença é a assistência, o respeito. Eu vejo dentro do hospital, as pessoas acostumadas a serem tratadas com autoritarismo e desrespeito, e muitas vezes no final das contas ainda agradecerem por isso! Percebo que estamos tão habituados a falta de educação, que quando chega alguém "educado demais", nos espantamos. Para!!! Tá tudo errado!!!

O mínimo necessário para que se tenha uma parto humanizado é o respeito pela vontade da mulher, coisas simples, mas que em geral são ignoradas por quem oferece essa assistência. Como por exemplo a escolha da posição durante o trabalho de parto... Muitas vezes elas são obrigadas a ficarem deitadas, quando não se sentem nem um pouco a vontade nessa posição. Outro bom exemplo é o jejum...Como uma mulher que está há horas sem comer absolutamente nada, exausta e sem nenhuma fonte de onde retirar energia, vai ter força o suficiente no momento da expulsão?...Dessa maneira as coisas não fluem...não dá mesmo!
É preciso que a mulher consiga ter calma, que a equipe faça silêncio, para que a gestante tenha concentração, deixe o instinto agir. Mas para que o corpo se entregue e deixe o processo todo acontecer, é preciso RESPEITO...não dá pra ficar escutando os comentários sobre quem foi o vencedor do BBB12 no meio de uma contração! Bom, enfim...existe todo um cojunto de coisas que ajudam...Vamos a uma listinha básica do que é preciso...não é nada tãaaaao dificil assim de ser feito...basta ficar atento aos acontecimentos e respeitar cada etapa.

APOIO - Talvez o item mais importante em todos os momentos de um trabalho de parto né! ;)
É fundamental que neste momento o marido, companheiro, obstetriz responsável e médico obstetra estejam em perfeita sintonia e transmitam, à gestante, total confiança e disponibilidade para ajudar durante o trabalho de parto. A grávida neste momento tende a sentir-se solitária, e necessita de cuidados médicos, além de massagens, carinho e informações sobre o processo que está vivenciando. A confiança que deposita naqueles que estão ao seu redor deve ser a máxima possível. Deve haver competência, compreensão, e respeito para com ritmo e os tempos que precedem o parto normal.

SILÊNCIO, ILUMINAÇÃO E AMBIENTE ACOLHEDOR
Devem ser evitadas conversas paralelas desinteressantes, vozes de comando alteradas e sons que possam perturbar o bem estar da gestante. Ruídos de ambientes vizinhos e, o entra e sai de pessoas, o tempo todo podem perturbar o clima de paz. A iluminação à meia luz, ou a penumbra podem melhorar ainda mais o relaxamento. O uso de abajures, lâmpadas fracas, ou simplesmente o fechar das cortinas, tornam o cenário mais acolhedor e íntimo.

MÚSICA
Para algumas mamães é relaxante e inspiradora. É preciso perceber a necessidade de cada gestante...

POSICIONAMENTO
Algumas posições melhoram o fluxo sanguíneo do útero, e podem dar mais conforto à gestante. A posição preferencial é a do corpo virado para o lado esquerdo. Mas nunca esquecer da liberdade de escolha de cada gestante...assim ela poderá escolher a posição em que se sente melhor em cada momento.

MOVIMENTAÇÃO
Se for possível, procurar evitar que a mulher fique o tempo todo deitada. A mobilidade auxilia o movimento dos ossos da bacia e ajuda a diminuir o tempo do trabalho de parto. E naturalmente, elas acabam sentindo a necessidade de se movimentar.

MASSAGENS
A sensação desagradável das contrações diminui com as massagens, pois estas competem com as mensagens de dor enviadas ao cérebro pelas contrações uterinas do trabalho de parto. Estas massagens devem ser aplicadas por profissionais competentes, nas costas (durante as contrações) e nos ombros e pescoço (entre as contrações), pois ajudam a relaxar. A massagem suave na barriga, braços e pernas dão a sensação de apoio físico e companheirismo. Todas elas são de grande valor.

RESPIRAÇÃO
Entre as contrações a respiração deve ser calma e profunda proporcionando um maior relaxamento. Durante a contração deve ser mais acelerada, começando lentamente e tornando-se mais curta em seu auge (como cachorinho), e voltando a ficar longa conforme a contração vai diminuindo a intensidade. Este tipo de respiração aumenta a oxigenação do bebê e proporciona um agradável relaxamento durante o intervalo das contrações.

USO DA ÁGUA
O chuveiro sobre as costas é relaxante e pode diminuir a sensação desagradável das contrações. Água muito quente pode causar queda de pressão.

RELAXAMENTO
A tensão exagerada durante as contrações de trabalho de parto pode representar uma força contrária à evolução das contrações e da dilatação, o que leva ao aumento da dor. O relaxamento ameniza a sensação angustiante das contrações e faz com que a gestante se desligue das preocupações do mundo exterior, o que diminui o tempo entre o início das contrações e o nascimento do bebê.



Parte do texto foi escrito pelo Dr Arnaldo Schizzi Cambiaghi
Fonte: Guia do Bebê

Nenhum comentário:

Postar um comentário