segunda-feira, 23 de abril de 2012

Mãezinha é a vovózinha!

 A gente aprende na faculdade (ou pelo menos deveria aprender!) a respeitar a individualidade de cada paciente. E pra quem já esteve grávida um dia, sabe bem do que eu estou falando...muitas vezes a gestante ("deixa de existir"...vira apenas uma casinha ambulante, afinal...ali dentro daquela liiiiiinda barriga existe um bebê que todos não vêem a hora de olhar pra carinha e muitas vezes as gestantes se sentem um pouco deixadas de lado em um momento em que na verdade elas precisariam de MUITO mais atenção. Enfim...falando do respeito e da individualidade que a gestante merece e espera, li um pequeno texto da Dra Melania Amorim - Obstertra, sobre o modo como muitas vezes os profissionais tratam as gestantes e achei ótimo, veja se não EXATAMENTE oque acontece!




"Mamãe", "mãe", "mãezinha", "gravidinha": Por que não tratar gestantes dessa maneira?

Apelidos aparentemente carinhosos apontam para dois problemas, quando analisamos o seu uso por profissionais de saúde: a desqualificação da mulher enquanto protagonista, "reduzindo-a" a um ser infantilizado, alienado e incapaz de tomar as rédeas de sua gravidez e do parto e a sua despersonalização e "coisificação" dentro da instituição, o que também pode ser considerado, por trás de uma fachada de gentileza e carinho, como violência institucional.

Gestantes e parturientes devem ser tratadas por seus nomes, e fazer questão disso. Eu, particularmente, sempre odiei ser tratada por "mãezinha" nas poucas vezes em que levei os meus bebês em médicos que eu não conhecia pessoalmente. Não sou mãezinha! Sou uma mulher forte, empoderada, que tem dois filhos e cuida deles, além de ter uma carreira, como médica, parteira, professora e pesquisadora.

Da próxima vez em que receberem esses apelidos, experimentem tratar os profissionais de saúde por "doutorzinho" ou "mediquinho" ou "enfermeirinha". Qual deles irá atender sem se sentir ofendido? E vamos, todos, profissionais de saúde e usuárias, nos policiar para evitar a verbose, que é a "doença da palavra". Não é somente uma questão semântica, é que a forma de tratamento reflete exatamente o modelo tecnocrático, medicalocêntrico, no qual estamos inserindo. "Coisificar" e "despersonalizar" o paciente reforça uma relação hierárquica e contribui para centrar a tomada de decisão exclusivamente nas mãos dos médicos (mas isso vale para outros profissionais de saúde).

Por uma relação simétrica e pelo respeito à individualidade de cada um, não poderemos continuar "pacientes" com esse tipo de tratamento.


Nenhum comentário:

Postar um comentário