domingo, 22 de abril de 2012

Para que serve a ultra-sonografia? (US)



Na minha primeira gestação eu ADORAVA fazer ultrassom...Esperava ansiosamente toda vez que o médico pedia o exame, pra poder ver minha pequena dentro da barriga, era pura ansiedade... mas hoje, "um pouquinho" mais por dentro do assunto...me questionei. Será que esse uso indiscriminado do ultrassom não acarreta nenhum mal? e descobri...SIM, pode acarretar!
Na verdade, o exame em geral é fundamental para o bom acompanhamento da gestação, porém, quando mal indicado, mal realizado, ou seu resultado mal interpretado é possível que o exame atrapalhe. 
Atrapalhar?! Sim, isso mesmo, pode até atrapalhar a conduta médica...Pode indicar falsos positivos no caso de algumas síndromes, podem ser utilizados como (falsas!!) indicações de cesárea...Enfim, tudo depende da conduta do médico e também de quem realiza o exame. 
Semana passada fiz um curso de patologia obstétrica e o assunto da semana era justamente esse: Ultrassonografia na rotina pré-nata. O curso foi muito bom, e esclareceu muita coisa na minha cabeça em relação ao assunto. 
Na prática, vemos por exemplo, a US sendo utilizada para saber a idade gestacional, mas descobri que esse cálculo não é NADA preciso.Exceto quando é feito bem no começinho da gestação, quando todos os indivíduos têem o mesmo tamanho. Até 14 semanas, a margem de erro de cálculo pela US é de aproximadamente 3-4 dias e no fim da gravidez esse erro pode chegar a 1 mês, levando em consideração as medidas biométricas de cada indivíduo.
Quer dizer...eu que tenho 1,61m de altura e meu marido que tem 1,70m ( isso é o que ele diz ter, mas na verdade tem no máximo 1, 68m...rsss) teremos no final da gestação um bebê do mesmo tamanho que a Ana Hickmann e o Michael Jordan?????...NÃO né!!!!!Hehehe
Por isso não se deve utilizar o US como parâmetro para se tomar algumas condutas. O Ministério da Saúde indica o exame de US em somente dois períodos ( em gestações de baixo risco!! ): no primeiro trimestre, para determinação da idade gestacional e ultra-sonografia morfológica, e entre 16 e 20 semanas, para rastrear malformações fetais. Fora isso NÃO existe comprovação científica de que, rotineiramente realizada, a US tenha qualquer efetividade sobre a redução da morbidade e da mortalidade perinatal ou materna, ou seja...não tem nenhuma indicação e não serve pra NADA...a não ser para satisfazer o ego de mamães de primeira viagem e bobas como eu...kkkk ;)

3 comentários:

  1. E já existem pesquisas mostrando sua segurança? Qual o limite de ultrassons para que ele seja segura para o feto em desenvolvimento? Eles podem gerar doenças e mal formações? Qual a estatística?

    ResponderExcluir
  2. Ainda é tudo muito novo Clarissa, Quanto a doenças e mal formações exatamente eu desconheço qualquer estudo, acredito que o risco maior ainda seja uma interpretação erronea do resultado do exame e sua utilização como parâmetro para cesárea eletiva por exemplo... :)

    ResponderExcluir
  3. eu não lembro a data da minha ultima mestruação fiz uma ultrassom e mostrou que eu estava de 11 semanas, posso confiar?

    ResponderExcluir