quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Filhos do amor podem mudar o mundo!


Antes mesmo de seu bebê nascer, uma mãe já ama profundamente seu filho, isso é FATO!
O responsável por todo esse amor, é um hormônio chamado ocitocina.
A ocitocina tem sido assunto de diversos estudos científicos bastante sérios. Pesquisas com animais sugerem que ela tem papel fundamental em uma série de comportamentos sociais, que vão da criação dos filhos à formação de relacionamentos duradouros.

Mostrou-se, por exemplo, que animais que NÃO produzem ocitocina ignoram suas crias e constantemente buscam parceiros diferentes para o acasalamento. Espécies que produzem o hormônio tendem a ser dedicadas aos filhotes e aos parceiros.

Enfim... quando a ocitocina circula pelo corpo de uma gestante é como se o amor estivesse correndo por suas veias. A medida que o trabalho de parto evolui, ocorre um aumento da ocitocina e quando o bebê nasce, nós mãe corujas e babonas nos encontramos intoxicadas de tanto amor! :)


E aí me pergunto? Quando os bebês nascem de cesáreas, falo especificamente das eletivas, aquelas com dia e hora marcados...Em que momento essa ebulição de amor acontece? Será que naquele dia exatamente naquela hora,esse bebê, ou até mesmo essa mãe, estavam prontos e cheios de amor? Não digo que mães que tiveram filhos através de partos cirúrgicos não amem seus bebes!! Pelo amoooooooor hein gente!! Eu mesma tive duas cesáreas e AMO meus filhos mais que TUDOOOOOOOO nessa vida! Indiscutivelmente!

Mas será que de alguma maneira o processo de convivência não se torna mais dificultoso? Ou isso de alguma maneira pode afetar na personalidade ou relacionamento desse bebe com essa nova mãe? E se não houver amor imediato? São tantos os questionamentos quando o homem começa a interferir demais na natureza...E as vezes, o preço que se paga pode ser alto demais...
Michel Odent já dizia...”Para mudarmos o mundo, é preciso mudarmos a forma de nascer”

Nenhum comentário:

Postar um comentário