quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Abaixo assinado pelo direito de ter uma doula

Abaixo-assinado pelo direito da Gestante ser acompanhada por uma doula durante o trabalho de parto, parto e pós parto em qualquer hospital brasileiro.

Para:Sra Presidente da Republica Federativa do Brasil, Srs Deputados Federais, Sr Ministro da Saúde

Vimos por meio deste abaixo assinado, solicitar ao Sr. Ministro da Saúde a criaçao de uma lei, que dá o direito às gestantes de contarem com a presença de uma Doula durante todo o trabalho de parto, parto e pós parto.

As doulas, são impedidas de acompanhar as gestantes na maioria dos hospitais públicos e privados deste país. Os hospitais fazem a gestante escolherem entre seu marido ou a doula.

Klaus e Kennel publicaram em 1993 em “Mothering the mother“ um estudo onde apontaram os resultados globais da presença da doula no trabalho de parto e parto, como pode ser visto abaixo:

• Redução de 50% nos índices de cesárias
• Redução de 25% na duração do trabalho de parto
• Redução de 60% nos pedidos de analgesia peridural
• Redução de 30% no uso de analgesia peridural
• Redução de 40% no uso de ocitocina
• Redução de 40% no uso de fórceps

Outros estudos também mostram claramente que a presença da doula no pré-parto e parto trazem benefícios de ordem emocional e psicológica para mãe e bebê, incluindo resultados positivos nas 4ª a 8ª semanas após o parto:

• Aumento no sucesso da amamentação
• Interação satisfatória entre mãe e bebê
• Satisfação com a experiência do parto
• Redução da incidência de depressão pós-parto
• Diminuição nos estados de ansiedade e baixa auto-estima

As revisões da literatura científica elaboradas pelo notório grupo científico da Cochrane Collaboration’s Pregnancy and childbirth Group inclui e valida diversos estudos abrangendo uma grande diversidade cultural, econômica e com diferentes formas de assistência. Confirma claramente que a presença da doula no suporte intra-parto contribui para a melhora nos resultados obstétricos, diminui as taxas das diversas intervenções e promove a saúde psico-afetiva da mãe e do vínculo mãe-bebê.

O mesmo grupo, em sua revisão publicada em 1998 declarou: “Devido aos claros benefícios e nenhum risco conhecido associado ao apoio intra-parto, todos os esforços devem ser feitos para assegurar que todas as mulheres em trabalho de parto recebam apoio, não apenas de pessoas próximas, mas também de acompanhantes especialmente treinadas. Este apoio deve incluir presença constante, fornecimento de conforto e encorajamento.”

Sendo assim, solicitamos aos nossos governantes que criem e façam valer uma lei federal que permita a presença da Doula durante todo trabalho de parto, parto e pós parto, se assim for desejo da gestante, em qualquer hospital, seja esse público ou privado em nosso país.

Clique aqui para assinar a petição

Um comentário: