sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Ah, a gente se acostuma!!

Gente, sei que a idéia do blog ( geralmente ) é direcionada para assuntos que envolvam gestação, parto, maternidade...enfim, tudo que envolva as delícias do nascimento. Mas hoje vou falar de uma situação que FELIZMENTE ainda não precisei desenvolver muita prática em lidar, mas mesmo assim cheguei a conclusão que ainda sei lidar com isso melhor que muita "gente"... A MORTE.



Bom, já falei isso aqui antes, mas vou voltar a falar...eu estudo enfermagem e finalmente estou no último ano da minha faculdade :) e por isso passando por vários estágios.
Gostando ou não, temos que passar por tudo, e isso é bom, por que temos a oportunidade de aprender bastante (inclusive, aprendo diariamente e mesmo antes de me formar já tenho a certeza da profissional que NÃO quero me tornar).

A morte nunca foi pra mim uma coisa simples de lidar...afinal de contas eu tenho 30 anos e meus avós, que são os mais idosos da família, ainda são vivos... E eu agradeço todos os dias por isso!!!

Bom, um dia todos teremos que lidar com a morte...claro, isso é um fato, sempre escuto por aí que é a única certeza que temos na vida...mas eu não consigo entender a tal frase: " Ah, a gente se acostuma!! ".
Não acho que tem que ser assim! 

Hoje passei por uma situação muito triste...pela primeira vez um paciente que eu cuidei, mesmo que por pouco tempo, morreu...E foi MUITO estranho pra mim...porque eu não acho que deva me acostumar...não acho que era só mais um.
Eu senti a morte, senti muito...enquanto outros funcionários se espantavam com minha reação perante a morte, e até se divertiam com isso, eu percebi...TEM ALGO MUITO ERRADO!!! Para eles, o paciente morreu, e é só isso! Não tem nada demais...
Mas a minha tristeza em relação a aquela situação, aí sim para eles foi surpreendente, chegando a ser engraçado...

E eu questionei isso...Porque ninguém liga???
Eles justificam assim: " Ah, a gente se acostuma!"... e então eu penso...Não quero me acostumar!!

Não quero me tornar fria e achar que morreu e pronto, que é só cobrir o rosto com um lençol e levar embora...Quando a gente cuida de alguém com carinho, com dedicação àquela pessoa, mesmo que por um único dia, não dá pra pensar assim...Então novamente, como justificativa eu ouvi: "Ahh mas não era nada meu, eu mal o conhecia!"

MEU DEUS!!!! Como pode uma pessoa pensar assim??

Realmente, esse Sr. não era nada meu...eu também havia o conhecido somente há dois ou três dias...mas eu me importava, eu torcia por sua melhora, eu cuidei dele e sim...eu criei um vínculo. Um vínculo que ele também cultivou durante esses dias, ele conversou, contou "causos" rss, desabafou, falou da vida...e da morte... Não sei gente, talvez um dia eu mude, talvez eu aprenda a lidar melhor com a morte, ou até mesmo passe a não sentir tanto com isso...mas uma coisa eu peço...

                                                                                                 "Que eu jamais me "acostume"...

Nenhum comentário:

Postar um comentário