sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Pródromos - Como lidar ?

Quando chegamos às 38 semanas de gestação, consideramos que o bebê está a termo, a data provável do parto logo vai se aproximando e junto com isso a ansiedade pode ir aumentando. Em um país de cultura cesarista como o nosso, chegar as 40 semanas, é como passar do prazo de validade! Mas não podemos deixar de lembrar, que uma gestação pode durar em torno de 42 semanas, por isso, se preparar para essa reta final da melhor forma possível torna as coisas mais leves e pode também ser bastante prazeroso!

Eis que um dia, o corpo começa a demonstrar sensações diferentes...as contrações ficam mais perceptíveis, parece até que junto delas vem uma cólica na lombar ou bem no "pézinho" da barriga! E então, você pega sua mala, avisa seu médico, liga para sua Doula!! Seu coração dispara, você pensa que finalmente o dia tão esperado chegou...e de repente...as contrações passam! Sim!! Alarme falso!

Mas no dia seguinte, lá estão elas novamente...mais fortes, mas ainda sem ritmo! E novamente vem aquele misto de emoção e ansiedade...e então você pensa: Agora vai!!! E em seguida, elas se vão novamente...



Na maioria das vezes não e fácil lidar com essa inconstância...com esse vai não vai...mas na verdade esses momentos são bastante importantes. São os pródromos!

É chamada de pródromos essa etapa que algumas vezes acontece antes de se iniciar o trabalho de parto latente. Podem durar dias ou até mesmo semanas, e é assim...os sinais aparecem e logo desaparecem...Começam, mas não engrenam. A mulher sente como se estivesse entrando em trabalho de parto, mas nos pródromos pode não haver nenhuma dilatação do colo.

Para algumas mulheres pode não ser muito fácil de lidar com esse processo, mas se você entender que cada coisa tem seu tempo,que a natureza sabe como agir, e que quando seu bebê estiver pronto pra nascer as coisas realmente irão acontecer, você pode fazer desse momento uma possibilidade de viver uma bela preparação física e principalmente emocional para o momento do parto. Sinta seus medos, aproveite os pródromos para conhecer as sensações e observar a sua forma de lidar com elas.

O corpo da mãe e do bebê estão se preparando para o nascimento, e esse momento está próximo de chegar...então aproveite! Tomes banhos demorados...tome um chá bem acompanhada.. namore...peça para seu companheiro(a) uma boa massagem nos pés...procure descansar.

Enfim, saiba que sua hora vai chegar...entregue-se ao processo do nascimento, e permita-se renascer!


Nenhum comentário:

Postar um comentário