quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Como ter uma gravidez saudável e engordar pouco.

O segredo é não ficar passando fome e ter sempre à mão alimentos saudáveis.
  • não pule refeições. além do café, almoço e janta, faça pequenos lanches entre esses horários. você acaba por comer menos e dribla desconfortos comuns da gravidez, como enjôos (pelo estômago vazio) e azia (pelo excesso de comida).
  • na hora do almoço e janta, vá primeiro de salada. você mata aquela primeira fome absurda com algo leve, rico em nutrientes e fibras e com baixa caloria. depois pode ir pro prato principal.
  • mastigue bem os alimentos e coma com calma. além de facilitar a sua digestão, te faz ficar satisfeita mais rápido.
  • modere no tamanho das porções. as comidas de hoje estão superdimensionadas. maneire na quantidade de carboidratos e opte por filés de carne e frango com no máximo 120 g depois de preparados.
  • tenha sempre à mão lanchinhos saudáveis. tirinhas de cenoura ou pepino, pequenas porções de frutas secas ou mesmo frescas. outras opções são morangos, uvas ou um iogurte desnatado. uma maçã na hora do desespero por doces costuma aplacar a fúria incontrolável.
  • bateu aquela vontade de comer chocolate? ok! não precisa se torturar por causa disso. mas, ao invés de se acabar comendo uma barra inteira de chocolate ao leite, que tal experimentar o amargo? por não conter tanto açúcar, você acaba se saciando com muito menos. às vezes 2 ou 3 quadradinhos já são suficientes.
  • reduza ao máximo o consumo de cafeína, açúcares refinados, sal e gorduras saturadas.
  • cuidado com o suco industrializado! não estou falando para aboli-lo completamente da sua vida. de fato, melhor um suco de caixa/lata num restaurante que não tem muita opção a um refrigerante. mas dê preferência à fruta fresca ou aos sucos naturais sempre que possível. melhor ainda se forem sem açúcar, ou com pouco açúcar mascavo. os sucos industrializados contém muito açúcar e caloria.
  • beba muita, muita água! ela ajuda a te manter hidratada e reduz o inchaço. prefira beber água entre as refeições, não durante.
  • pratique exercícios regularmente. desde uma caminhada com um tênis adequado a um esporte específico para gestantes, como yoga ou hidroginástica. converse com o seu médico para ver quais tipos de atividades são apropriadas para você. além de queimar calorias, os exercícios ajudam na respiração, melhoram a circulação sanguínea e preparam seu corpo para o parto e também para a correria da vida com um bebê (acredite, nessas horas você se agradecerá por estar em forma).
Por que engordamos tanto se um bebê costuma nascer pesando entre 3 kg e 4 kg:



lembre-se: alimentar-se de forma saudável não significa comer comidas ruins ou passar fome o tempo inteiro.
você pode reduzir o consumo de sal, mas caprichar nos temperos naturais como cebola, coentro, alecrim, alho e por aí vai.
ao reduzir também o consumo de açúcar refinado, seu paladar acaba por acostumar-se (e achar tudo adoçado, doce demais). esqueça o leite condensado nas frutas e aproveite para apreciar o seu sabor verdadeiro.
não vou mentir e dizer que será uma delícia cair de cabeça nesses novos hábitos alimentares. vá com calma e deixe-se viver essa nova experiência. não é fácil, mas descobrirá que a motivação é a melhor de todas.
com o tempo você verá que estará adaptada. o nosso paladar é uma coisa incrível e acostuma-se rapidamente a novos sabores. é capaz de, como eu, você nunca mais conseguir entregar-se completamente às porcarias.
além do mais, essa é a menor das mudanças que você precisará passar. e com uma motivação maravilhosa dessas, que é manter-se saudável pelo seu bebê, verá que é muito mais fácil.

Imagem:  revista saúde
Fonte do texto: potencial gestante

Nenhum comentário:

Postar um comentário