terça-feira, 19 de junho de 2012

Parto Humanizado Domiciliar

Bom, se a idéia era chamar a atenção CONSEGUIMOS!!!!!!

E digo "conseguimos", porque eu infelizmente não fui à marcha :(
Mas militei virtualmente como nunca! kkk... Postei, gritei, me emocionei...enfim, eu fico MESMO muito emocionada e orgulhosa de ver todas essas mulheres lutando juntas por um direito, e por isso digo, CONSEGUIMOS!

Mas uma coisa me deixa muito intrigada em relação a tudo isso... Essa visibilidade toda é ótima em relação a esclarecer e divulgar os fatos como eles realmente são.
Só que existe também o lado ruim da história...a maioria das pessoas, e principalmente aquelas que não sabem o que estão dizendo, insistem em falar de parto humanizado domiciliar como se estivessem falando de um ritual indígena, ou algo terrivelmente absurdo. Parece que a mulher que decide por ter o seu filho em casa é maluca, ou bruxa, sei lá... Parece que a parteira, é uma senhorinha beeeeem velhinha e de bigodes, com um maço de ervas na mão, um paninho e uma tesoura velha enferrujada... FALA SÉRIOOOO!!!

Isso definitivamente ME IRRITA! Tô cansada  de escutar pessoas falarem absurdos e hipocrisias, e pior...fazerem isso com uma credibilidade tamanha, capaz de convencer de que sabem o que estão dizendo!!!!!!

Quer dizer então, que a pessoa que "ACHA" que todo mundo que decidir parir em casa, consequentemente vai acabar no hospital em uma emergência e morrer... NÃO precisa provar que está certa do que está dizendo...NÃO precisa provar em que estudos viu isso, ou baseada em quais evidências concluiu essa opinião...
Agora eu, uma simples mortal... que diz que as EVIDÊNCIAS MOSTRAM que a mortalidade relacionada a partos hospitalares, e a mortalidade relacionada a partos domiciliares não são diferentes, que o local não influencia nas taxas de mortalidade...nem do bebê e nem da mãe...precisa provar o que está dizendo, e mesmo assim parece estar falando um monte de baboseiras... @#$%&*!!!



Bom...aqui vai o link de um dos mais recentes estudos feitos com  529.688 gestantes (Acho que tá bom né... deve dar pra ter uma idéia não acham???), e publicado no British Journal of Obstetrics and Gynecology. Esse estudo analisou a morbimortalidade perinatal de partos domiciliares ou hospitalares planejados em gestantes de baixo-risco.

Não houve diferenças significativas entre partos domiciliares e hospitalares planejados em relação ao risco de morte intraparto (0,69% domiciliares contra 1,37% hospitalares), percebam que na verdade...em casa morre-se MENOS...
morte neonatal precoce (0,78% domiciliares contra 1,27% hospitalares), e
admissão em unidade de cuidados intensivos (0,86% domiciliares contra 1,16% hospitalares).

O estudo conclui que um parto domiciliar planejado não aumenta os riscos de mortalidade perinatal e morbidade perinatal grave entre mulheres de baixo-risco, desde que se tenham recursos e treinamento adequado para que isso aconteça.

Enfim...estudem minha geeente!! Estudem, e saibam o que estão falando antes de soltar uma moooonte de baboseiras fundamentadas pelo "achismo"!!





Nenhum comentário:

Postar um comentário