quarta-feira, 21 de março de 2012

Falando de Parto Humanizado - Jogando limpo!!


Quando o assunto é parir logo se cria uma grande polêmica ...infelizmente as coisas se inverteram. O que deveria ser natural virou a exceção, e o que deveriam ser exceções acabaram se tornando a coisa maaaaais natural do mundo. A cultura da cesárea fincou raízes, e as pessoas acabaram se convencendo ( na verdade se deixando convencer...) de que o curso natural de um parto é no final de tudo, fazer uma cesárea. Vai lá, escolhe um dia, o que for melhor para a mãe, ou (principalmente!) para o médico, interna, abre, corta, tira o bebê e pronto...tá feito. Pra que sentir dor, não é mesmo? Ninguém é menos mãe por fazer uma cesárea...

Outra dia vi uma pessoa compartilhando o vídeo do nascimento do Lucas, da Sabrina Ferigato e comentando: "Pra mim uma mulher dessa é louca!! Pra que passar por isso?" , coisas assim me deixam INDIGNADA! Não é possível, alguém assistir uma parto daquele e não se emocionar...ou não desejar uma experiência de parto assim...

Tenho tido a chance de observar na prática, o quanto uma cesárea sem indicação pode ser perigosa, tanto para a mãe, quanto para o bebê...e MESMO ASSIM as pessoas NÃO ACORDAM!!!!
Tenho visto que nada se sabe do real significado de "Humanização" e que na maioria das vezes, nem se têem o interesse em saber...médicos dizendo que humanização é ridículo, e que um acompanhante junto com a gestante "só enche o saco!"

Partos feitos pelos SUS, infelizmente, ainda são verdadeiras carnificinas, com episiotomias de rotina e nenhum envolvimento emocional, nenhum respeito pelo sentimento da gestante e menos ainda com o bebê.

Não gosto de radicalismos, (apesar de em alguns aspectos ainda ser um pouco radical!) Mas as pessoas precisam se informar! E se empoderar mesmo, de suas escolhas, de suas opniões, de seu próprio corpo! Não dá pra sair falando AMÉM pra tudo que te dizem, principalmente quando se trata da SUA vida, do SEU corpo e do SEU bebê!!

Chegamos num ponto TÃO absurdo, em que nós, seres humanos, precisamos de um orgão governamental, como o Ministério da Saúde, chegar e dizer que: "de agora em diante, é legal nos tornarmos um pouco mais HUMANOS." ...Enfim...tá tudo errado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário