sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Plano de parto




O que é um plano de parto?

Mais que um documento, é uma forma de você entrar em contato com os procedimentos normalmente relacionados com o parto e nascimento. É uma lista de itens relacionados ao parto, sobre os quais você pensou e refletiu, e isto inclui escolher onde você quer ter seu bebê, quem vai estar presente, quais são os procedimentos médicos que você aceita e quais você prefere evitar.

Porque fazer um plano de parto?

Hoje em dia, e cada vez mais, são feitas intervenções com a própria gestante e também com o bebê que não possuem nenhum respaldo ou evidência científica. Muitas dessas intervenções podem e (devem !!) ser evitadas, e a gestante tem direito de participar das decisões que envolvem seu bem estar e de seu bebê.
Cada detalhe é muito importante e pode fazer grande diferença na maneira como essa mulher vai passar pela experiência do parto e por isso suas vontades devem ser respeitadas.

Modelo



PLANO DE PARTO
Estamos cientes de que o parto pode tomar diferentes rumos. Abaixo listamos nossas preferências em relação ao parto e nascimento do nosso filho, caso tudo transcorra bem. Sempre que os planos não puderem ser seguidos, gostaríamos de ser previamente consultados a respeito das alternativas.
Trabalho de parto
  • Presença de meu marido e doula.
  • Sem tricotomia (raspagem dos pelos pubianos) e enema (lavagem intestinal).
  • Sem perfusão contínua de soro e ou ocitocina.
  • Liberdade para comer, beber água e sucos enquanto seja tolerado. Liberdade para caminhar e escolher a posição que quero ficar
  • Liberdade para o uso ilimitado da banheira e/ou chuveiro
  • Monitoramento fetal: intermitente e não contínuo
  • Analgesia: peço que não seja oferecido anestésicos ou analgésico. Eu pedirei quando achar necessário. A preferência é para métodos naturais. Sem rompimento artificial de bolsa.
Parto
  • Na banheira ou de cócoras ou semi-sentada (costas apoiadas). Conforme minha vontade na hora.
  • Aceito outras sugestões caso as posições acima não funcionem.
  • Prefiro fazer força só durante as contrações, quando eu sentir vontade, em vez de ser guiada. Gostaria de um ambiente especialmente calmo nesta horaNão vou tolerar que minha barriga seja empurrada para baixo.
  • Episiotomia: prefiro não ter. Para prevenir laceração gostaria que o períneo fosse amparado na fase da expulsão, além da apliação de compressas quentes e massagem com óleo fornecido pela doula.
  • Gostaria que as luzes fossem apagadas (penumbra) e eventualmente ter música relaxante e que o ambiente estivesse com temperatura que eu julgue agradável. Quero um ambiente calmo e tranquilo para meu bebê nascer
  • Gostaria de ter o bebê imediatamente colocado em meu colo e se houver necessidade de succionar as vias respiratórias, prefiro que o profissional faça enquanto o bebê está comigo
  • O pai cortará o cordão umbilical, depois que parar de pulsar.
Após o parto
  • Aguardar a expulsão espontânea da placenta, sem manobras, tração ou massagens. Se possível com auxílio da amamentação.
  • Quero o bebê comigo o tempo todo, mesmo para exames e avaliação.
  • Liberação para o apartamento o quanto antes com o bebê junto comigo.
  • Alta hospitalar o quanto antes.


Cuidados com o bebê
  • Administração de nitrato de prata ou antibióticos oftálmicos se necessário.
  • Administração de injeção de vitamina K.
  • Quero fazer a amamentação sob livre demanda.
  • Em hipótese alguma, oferecer água glicosada, bicos ou qualquer outra coisa ao bebê.
  • Alojamento conjunto (com bebê e com o pai) o tempo todo.
  • Gostaria que o bebê não tivesse retirado de seu corpo todo o vernix e que o primeiro banho fosse adiado.
  • Pediatra faz avaliação no nosso quarto
Caso a cesárea seja necessária
  • Exijo o início natural do trabalho de parto antes de se resolver pela cesárea.
  • Quero a presença da doula e de meu marido na sala de parto.
  • Anestesia: Gostaria de ser consultada sobre as melhores opções conforme o caso. Não quero sedação em momento algum. Na hora do nascimento gostaria que o campo fosse abaixado para que eu possa vê-lo nascer.
  • Gostaria que as luzes e ruídos fossem reduzidas e o ar condicionado desligado.
  • Após o nascimento, gostaria que colocassem o bebê sobre meu peito e que minhas mãos estejam livres para segura-lo. Gostaria de permanecer com o bebê no contato pele a pele enquanto estiver na sala de cirurgia sendo costurada e enquanto o pediatra estiver examinando.
  • Também gostaria de amamentar o bebê e ter alojamento conjunto o quanto antes.
Agradecemos muito a equipe envolvida e a ajuda para tornar esse momento especial e tão importante para nós em um momento também feliz e tranqüilo, como deve ser.

Local e data,

Assinatura dos pais
 



Nenhum comentário:

Postar um comentário