Quando se fazem comparações entre os tipos de parto sempre se destacam os benefícios estéticos do tipo: “o parto normal não deixa cicatriz”, ou então, se fala da dor: “a cesárea não dói”...e blá blá blá...mas no MEU ponto de vista, acho que o se deve ser dito, quase nunca é dito! Que são os reais benefícios do parto normal e quando realmente um parto cirúrgico passa a ser visto como uma escolha benéfica.
Por exemplo: os benefícios do parto normal são inúmeros, tanto para a mãe
como, e “principalmente” para o bebê. Vão desde uma melhor recuperação da mulher e redução dos riscos de infecção hospitalar para ambos, o vínculo afetivo é estabelecido com maior naturalidade e rapidez, o risco de uma hemorragia é muito menor, a possibilidade de uma laceração acidental de algum órgão NÃO existe, é obvio... Ainda permite a maturação final do pulmão do bebê, diminui a chance de depressão pós-parto, favorece e estimula a amamentação devido a liberação de ocitocina (natural), o tempo de alta no
pós-parto normal normalmente se dá na metade do tempo, comparando-se com o tempo de alta pós-cesariana. O bebê adapta-se melhor ao novo ambiente, devido à saída natural do ventre materno. A passagem pela via natural do parto favorece a saída dos líquidos pulmonares do bebê, diminuindo os riscos de problemas respiratórios. O nascimento por parto normal acontece no tempo certo, diminuindo também os riscos de retirada do feto no pré-termo, o que pode acarretar ainda outras complicações . O feto começa a
adaptar-se com o mundo exterior, acomodando o seu sistema fisiológico a um novo ritmo, de maneira suave, sem “violência” , o ritmo é natural. O bebê também se beneficia das alterações hormonais que ocorrem no corpo da mãe durante o trabalho de parto, fazendo com que ele seja mais ativo e responsivo ao nascer; É perceptível a diferença entre os bebês que nascem de parto normal e de uma cesárea logo assim que eles nascem. Durante a passagem pelo canal vaginal o corpo do bebê é massageado, fazendo com que ele desperte para o toque e não estranhe tanto ao ser manipulado ao nascer. Quando em trabalho de parto, o organismo da mamãe já está produzindo ocitocina e prolactina, hormônios naturais que aceleram a descida do leite, portanto, assim que vem ao mundo o bebê já pode ser amamentado pela mãe. E depois de tantos benefícios relacionados ao parto normal fica bem mais fácil perceber que a indicação REAL de uma cesárea fica bem mais restrita...porém ela ainda é indicada! Em algumas (poucas) situações beeeeem específicas, onde ela é usada para salvar vidas e não como uma situação de rotina, ;)
Olha existe uma grande diferença entre o parto normal sem indução e aquele por indução mais episiotomia que nada difere do parto cesáreo quanto a dor e o pós operatório. se a mulher for capaz de ter um parto normal sem nenhuma intervenção como ocitocina, forcéps e episiotomia, beleza, caso contrario é um discurso furado.
ResponderExcluir